Desde que foi anunciado este projecto paralelo de Brian Fallon, vocalista dos Gaslight Anthem, que eu fiquei com muita vontade de ouvir o álbum. Primeiro, porque sou um grande admirador do talento do Brian Fallon, e segundo, porque tinha curiosidade para saber se estes The Horrible Crowes iriam ser apenas uns The Gaslight Anthem com outro nome. E posso já dizer que este “Elsie” excedeu completamente as minhas expectativas.
Começa com a calma e triste “Last Rites”, que deixa logo a entender que esta banda é completamente diferente da que fez de Fallon um músico de renome.
Este álbum explora de certa forma o lado mais negro da música soul, que sempre inspirou Brian Fallon, tanto nas letras, como na forma de cantar.
Neste disco há muitas referências a uma pessoa do sexo feminino que inspira Fallon a escrever belas músicas como “Sugar” ou “Crush”. Há também (e isto é uma novidade) referências religiosas, sendo que a mais óbvia está presente na última música, “I Believe Jesus Brought Us Together”.
Apesar de, no geral, este álbum ser muito diferente do que os anteriores trabalhos de Brian Fallon, é impossível deixar de notar a sonoridade dos The Gaslight Anthem em músicas como “Behold The Hurricane” e “Go Tell Everybody”.
Ao fim de aproximadamente 45 minutos chegamos à conclusão que “Elsie” é uma bela homenagem ao amor, à vida e até mesmo à morte. Este álbum revela também a grande cumplicidade entre Brian Fallon e Ian Perkins, a outra metade dos The Horrible Crowes. De certeza que sem este parceiro, Fallon não teria feito um álbum tão pessoal e introspectivo como este. Resta esperar que, ao contrário de muitos outros projectos paralelos de outros artistas, este seja mesmo para durar e não se fique apenas por o lançamento de um álbum e alguns concertos.
8.5/10
Sem comentários:
Enviar um comentário